Nutrição no pré e pós peeling: otimize seu tratamento!

04/09/2012 11:44

Por: Viviane Varjão.

    " Peeling é um processo de esfoliação, o qual gera descamação da pele e, posteriormente, a regenaração do tecido, melhorando a sua textura. Essa descamação ou destruição das camadas superficiais pode ser tanto por agentes químicos (ácidos), como mecânicos (abrasivos). Possui diversas finalidades como: clareamento de manchas, atenuação de rugas finas e estimulação e renovação do colágeno.

    Existem três tipos de peeling: o superficial, que pode ser usado em todos os tipos de pele e atinge eapenas a epiderme, sendo indicado para retirar manchas, além de não apresentar riscos de complicações. O médio, que atinge a derme papilar e é indicado para rugas e manchas mais profundas ou para melhorar a aparência das cicatrizes. O profundo, que afeta a derme reticular e é indicado para manchas cicatrizes, discromias e rugas moderadas.

    Após o peeling, é indicado hidratar a pele, modular a inflamação e a cicatrização." (PUJOL, A. P. Manual de Nutricosméticos. São Paulo; IEPN; p. 357, 2012)   

    É aí onde entra a importância da nutrição! 

    De fato, o tipo de alimento que ingerimos influencia em todo nosso metabolismo, o que também define o que é exteriorizado em nossa pele. Alguns nutrientes, princípios ativos e fitoterápicos estão diretamente relacionados à maximização e otimização dos resultados de tratamentos estéticos, Entre eles:

  • Polifenóis do cacau (Theobroma cacao) - fornece fotoproteção, eleva o fluxo sanguíneo dos tecidos cutâneo e subcutâneo, aumenta a densidade e hidratação da pele (redução da aspereza), e possui atividade antioxidante.
  • Picnogenol (Pinus pinaster) - Pinheiro marítimo é composto por proantocianidinas e ácidos orgânicos. Os ácidos orgânicos ligados à glicose são altamente biodisponíveis e agem como anti-inflamatórios. Inibem a peroxidação lipídica, reduzindo a citotoxidade induzida por raios UVB.
  • Licopeno (melancia, tomate, morango, vegetais de coloração vermelha)- promove proteção das células contra danos oxidativos causados por radicais livres.
  • Betacroteno ( cenoura, batata-doce, abóbora, folhas verde escuras, papaia, manga) - é uma pró-vitamina A, essencial para a pele. Possui efeito protetor de células e reforça a resistência da epiderme às agressões externas. Também é essencial para renovação celular.
  • Glucosamina - promove aumento da retenção hídrica na pele, aumentando a hidratação e diminuindo o sinal de envelhecimento, além de ajudar na tonificação e elasticidade da pele.
  • Vitamina C (goiaba, caju, pimentão cru, frutas cítricas em geral)- é cofator na síntese de colágeno. Possui efeito fotoprotetor, prevenindo queimaduras provocadas pelo sol e diminuição do eritema pós-exposição tanto para radiações UVA quanto para UVB, em virtude de sua ação cicatrizante.
  • Vitamina E (gérmen de trigo, amêndoas, semente de girassol. óleos vegetais, avelãs, espinafre,...)- potente antioxidante, protege as estruturas celulares contra o ataque dos radicais livres.
  • Exsynutriment (silício orgânico) - possui efeito lifting. Atua no tecido conjuntivo, reestruturando fibras de colágeno e elastina, proteoglicanas e glicoproteínas. É essencial para regeneração de tecidos danificados.
  • Zinco (carnes, vísceras, semente de abóbora,...)- aumenta a capacidade de cicatrização da pele, além de ser anti-inflamatório e antioxidante.
  • Manganês (damasco, aveia, soja, abacaxi, amêndoas, agrião)- estimula a produção de colágeno e possui ação cicatrizante. Também combate radicais livres e suaviza a pele, especialmente em casos de irritação.
  • Selênio (castanha-do-pará, farelo de trigo, semente de girassol, arroz integral,...)- aumenta o nível de oxigênio nas células e contribui na circulação.
  • Biotina (fígado bovino, levedo de cerveja, nozes, gema de ovos) - recupera lesões na pele, atua no metabolismo de glicose, ácidos graxos e aminoácidos.
  • Colágeno hidrolisado - Importante na manutenção e reconstituição da pele, dos ossos, dos tecidos cartilaginosos e da matriz extracelular. 
  • Ômega 3 (salmão, sardinha, arenque,...) - poderoso moderador da inflamação, melhora a hidratação da pele, melhora eritemas.
  • Óleo de prímula - melhora a hidratação e elasticidade da pele.
  • Glicina - Auxilia na regeneração de tecidos.
  • Luteína e zeaxantina (milho, repolho, agrião, espinafre, pimentão amarelo)- melhora a hidratação, densidade e elasticidade da pele, principalmente se associadada à vitamina C e E.

 

    Antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, é necessário avaliar as suas necessidades nutricionais. O excesso de nutrientes ou a combinação errônea de fitoterápicos ou endocosméticos pode ter interações indesejáveis ou efeito tóxico.

    Procure um nutricionista!