HMB: eficiência na hipertrofia muscular?

22/11/2011 11:39

Por: Viviane Varjão

 

    Atletas e esportitas vivem em busca do melhor desempenho físico. Por isso, além de uma dieta adequada, os recursos ergogênicos nutricionais são cada vez mais procurados e utilizados como estratégia de aumento de performance.

    Nissen & Sharp em seus estudos, encontraram na literatura mais de 200 suplementos alimentares que prometiam o aumento de massa magra e ganho de força durante o treinamento de contra-resistência (como musculação). Apenas seis (β-hidroxi-β-metilbutirato (HMB), creatina, proteína, cromo, dehidroepiandrosterona e androstenediona), mostraram-se eficientes a este objetivo. 

    Os autores concluíram que apenas as suplementações de creatina e HMB demonstraram efeitos significativos sobre a otimização dos ganhos de força e massa muscular.

    Beta-hidroximetilbutirato ou beta-hidroxi-beta-metilbutirato é um metabólito do aminoácido leucina, cuja ação é basicamente a redução do catabolismo muscular e aumento de força, resultando consequentemente em aumento da massa magra. Sua síntese ocorre no fígado, onde aproximadamente 5% da leucina oxidada é convertida em HMB.

    Pode ser encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, como alfafa, toranja, peixe bagre e no leite humano em quantidades, é claro, bem menores que as encontradas em suplementos nutricionais.

    Especula-se que o HMB tem a capacidade de regular o metabolismo proteico, desempenhando algum efeito sobre os receptores celulares de cortisol, testosterona, hormônio do crescimento, fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) e insulina, ou ainda pela modulação de enzimas catabólicas.

    Os estudos realizados não encontraram efeitos negativos ou indicadores de função hepática, renal e hematológica alterados com o consumo diário de até 6g diárias. Sendo assim, o Comitê de Olímpico Internacional (COI) até então, o classifica uma substância legal.

    Por outro lado, alguns estudos demonstraram que a suplementação desta substância promove crescimento muscular e aumento de força em indivíduos destreinados, diminuindo marcadores de dano em membrana celular e, consequentemente, diminuindo as taxas de proteólise (quebra de proteína). Indivíduos treinados, ou seja, praticantes de treinos contra-resistidos à longa data ou atletas não responderiam da mesma forma.

    Apesar de seus efeitos serem maiores em iniciantes, indivíduos que não praticam exercício de contra-resistência não se beneficiam destes efeitos, uma vez que, estudos concluíram que estes indivíduos não obtiveram mudanças na sua composição corporal.

    Autores propõem que, mesmo que o organismo seja capaz de sintetizar o HMB através da leucina, em situações de estresse, não é capaz de realizar a síntese necessária para suprir a demanda tecidual. Por isso a necessidade suplementar.

    Esta substância é encontrada no meio comercial na forma de CaHMB monohidrato. Isto porque este composto forma um sal, que, quando colocado em água, dissolve-se rápidamente formando uma solução saturada.

    Conclui-se que o uso de HMB suplementar para o aumento de massa muscular é eficiente, desde que utilizado por indivíduo destreinado ou iniciante. Os resultados obtidos por vários estudos foram significativos tanto na hipertrofia muscular quanto no aumento de força neste público. Estes resultados não foram os mesmos em atletas e esportistas treinados.

    Apesar dos benefícios constatados, esta substância ainda é alvo de muitos estudos e, por isso, sempre procure um profissional habilitado para avaliar a necessidade do seu uso ou de outros recursos ergogênicos!

 

Referencias Bibliográficas

ALVARES, T. S.; MEIRELLES, C. M. Efeitos da suplementação de β-hidroxi-β-metilbutirato sobre a força e a hipertrofia. Revista de Nutrição, Campinas, n. 21, v. 1, p. 49 - 61, 2008.

NUNES, E. A.; FERNANDES, L. C. Atualizações sobre β-hidroxi-β-metilbutirato:suplementação e efeitos sobre o catabolismo de proteínas. Revista de Nutrição, Campinas, n. 21, v. 2, p. 243 - 251, 2008.