Óleo de cártamo: um potente emagrecedor natural?

20/09/2011 15:31

 

Por Viviane Varjão

    Carthamus tinctorius L. é uma planta herbácea que pode chegar a medir de 30 a 150 cm de altura e que suporta climas áridos e semi-áridos. 

    A palavra carthamus deriva do hebraico Kartami, que significa tingir. É usado desde a antiguidade como fonte de um corante amarelo (usado na culinária) e outro vermelho (cartamina - usado para tingir seda). Hoje, também  conhecido como " açafrão bastardo", é muito utilizado na culinária como molho para saladas, nas indústrias para a produção de margarinas e como suplemento nutricional.

    As sementes desta planta contém elevados teores de óleos, dentre eles ácidos linoléicos (70%), ácidos oléicos (20%) e ácidos linolênicos (3%). Uma característica química importante deste óleo é a sua poliinsaturação, o que torna-o benéfico para o consumo humano.

    O óleo de cártamo é um antioxidante natural que possui a propriedade de "acelerar" o metabolismo de gorduras. Ele contém substâncias que atuam "obrigando" o organismo a usar gordura de reserva como combustível, mobilizando-as. Isto acorre devido à inibição de enzimas cuja função é transferir a gordura da corrente sanguínea para o interior dos adipócitos (responsáveis pelo armazenamento da gordura corporal). Bloqueando a ação destas enzimas, o organismo passa então a não depositar a gordura circulante nos adipócitos e sim a utilizá-las, assim como promove a lipólise (quebra de gordura já estocada) como fonte de energia.

    Além desta propriedade, estudos comprovam que o consumo do óleo de cártamo promove redução do nível de colesterol e das doenças circulatórias e cardíacas.

    O ácido linoléico é um ácido graxo ômega 6. O mesmo ácido que, quando adicionado a uma outra partícula, forma o CLA (ácido linoléico conjugado), muito utilizado por indivíduos em academias. Já o ácido oléico é um ácido graxo ômega 9, o mesmo ácido graxo encontrado no azeite de oliva. Desempenha papel fundamental na síntese de hormônios e estimula a produção de oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, promovendo perda de peso, e diminui a produção e LDL ("mau colesterol").

    A leptina é um hormônio que age no cérebro, inibindo o apetite e estimulando o gasto de energia. Este hormônio é produzido de forma proporcional à massa de tecido adiposo.

    A presença de gorduras poliinsaturadas na dieta podem aumentar as concentrações de Leptina, priorizando a manutenção do peso corporal. 

 

    Estudos concluíram ainda que este óleo possui 2 derivados da serotonina que apresentam alta ação antioxidante, além de substâncias com potente função inibidora da atividade tumoral, inibindo a proliferação de tumores sólidos (principalmente de mama), melhora a resposta imunológica.

     Desta forma, conclui-se que, o óleo de cártamo é um forte aliado no controle da obesidade e de algumas comorbidades que a acompanham. Porém, como qualquer outro tipo de suplemento, deve-se procurar um profissional habilitado para tirar todas as possíveis dúvidas e avaliar a necessidade deste tipo de suplementação. 

 

Referencias Bibliográficas

 LOO, W. T. Y.; CHEUNG, M. N. B.; CHOW, L. W. C. The inhibitory effect of a herbal formulacomprising ginseng and carthamus tinctorius on breast cancer. Life Sciences; 76, n 2, 191-200, 2004.

SALES, R. L. et al. Efeitos dos óleos de amendoim, açafrão e oliva na composição corporal, metabolismo energético, perfil lipídico e ingestão alimentar de indivíduos eutróficos normolipidêmicos. Revista de Nutrição; Campinas, 18, n4, 499-511, 2005.

TAKEUCHI, H. et al. Diet-Induced Thermogenesis Is Lower in Rats Fed a Lard Diet Than in Those Fed a High Oleic Acid Safflower Oil Diet, a Safflower Oil Diet or a Linseed Oil Diet. The Jornal of Nutrition; september 20, 2001.