Celulite: quais os alimentos indicados?

30/07/2011 15:07

    Por: Viviane Varjão

    A celulite, propriamente chamada lipodistrofia ginóide ou fibroedema geloide, é considerada a maior inimiga das mulheres, visto que 95% das mulheres, se não todas, apresentam este quadro clínico seja no grau 1, 2, 3, ou 4.

    Na verdade ela pode atingir qualquer parte do corpo, exceto as palmas das mãos, plantas dos pés e couro cabeludo. Porém os locais mais comuns são: porção superior das coxas, porção interna dos joelhos, abdômen e glúteos, podendo ser bastante comum também na porção superior dos braços.

    Exercícios físicos, cosméticos próprios para celulite e tratamentos estéticos são muito importantes. Mas a principal arma no combate contra a celulite e contra seu reaparecimento, é sem dúvidas a alimentação!

    Mais quais alimentos seriam coadjuvantes no tratamento da celulite ou seriam eficazes para sua prevenção?

    É fato que uma alimentação rica em gorduras, carboidratos, baixa ingestão de líquidos e consumo excessivo de sódio afetam negativamente a microcirculação sanguínea.

    Um meio de eliminar as toxinas que acumulamos devido aos maus hábitos, é ingerir muita água. Alimentos ricos em açúcares e gorduras estimulam a liberação excessiva de insulina e promovem a lipogênese ("construção de tecido adiposo"), assim como o consumo de álcool. O consumo exacerbado de sódio (presente no sal de cozinha) contribui para a retenção hídrica, a baixa ingestão de proteínas favorece a desestruturação do tecido conjuntivo e a baixa ingestão de fibras dietéticas dificulta o funcionamento intestinal, impossibilitando a excreção das toxinas, que acabam se acumulando no organismo.

    Desta forma, alguns alimentos são capazes de reverter este quadro. São eles:

  • Peixes de águas frias e profundas como cavala, salmão, truta, atum, arenque, bacalhau e sardinha: estes alimentos são ricos em ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 (EPA e DHA), que são considerados ácidos graxos antiinflamatórios. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 promovem a vasodilatação e têm um papel importante no mecanismo de defesa do sistema imunológico.
  • Linhaça: possui uma boa relação entre ácidos graxos ômega-6 e ácidos graxos ômega-3, equilibrando os processos inflamatórios ( defesa "aguda" do organismo) e antiinflmatórios. Além disso coném alto teor de fibras, que ajudam no processo de emagrecimento, que, por sinal, também faz parte do tratamento contra a celulite.
  • Vinho tinto: contém resveratrol (também presente no suco concentrado de uva), um potente antioxidante, que combate os conhecidos radicais livres e também melhora a circulação sanguínea. Porém deve ser consumido com moderação! Seu excesso, assim como de outras bebidas alcoólicas pode apresentar efeito inverso, ou seja, influenciar negativamente o perfil lipídico e promover o aumento de peso. Estudos preconizam o consumo máximo de 1 taça pequena de vinho/dia, de uma a duas vezes por semana. 
  • aveia: rica em silício, que faz parte da estrutura do colágeno e elastina, aumentando a turgidez da pele. Possui ainda alto teor de Beta glucanas ( fibras solúveis), que promovem a saciedade e agem positivamente no perfil lipídico (diminui o colesterol sanguíneo).
  • chá verde: auxilia no emagrecimento, por ser considerado um alimento termogênico, ou seja, estimula o organismo a produzir calor e realizar queima de tecido adiposo. Além disso, também age como antioxidante, antiaterogênico, antiinflamatório, hipoglicemiante e anticarcinogênico.
  • frutas e legumes de cor vermelha, laranja e roxa: devido à presença de poderosos antioxidantes como licopeno, betacaroteno e antocianinas.
  • nozes, castanha-do-pará, avelã: apesar de terem um alto valor calórico e devam ser consumidas com moderação, as frutas oleaginosas são ricas em selênio, ácidos graxos essenciais e vitamina E. 
  • verduras em geral: promovem nutrição celular, ação antioxidante e desintoxicação do organismo.

 

Receita de suco desintoxicante: 

  • 1 cenoura crua
  • 1 colher de sopa de couve
  • 1colher de sopa de salsinha
  • 1/2 maçã
  • 150 mL de água
  • açúcar ou adoçante a gosto

Bata tudo no liquidificador ou centrífuga e tome pela manhã.

Valor Calórico: 45 kcal.

É rico em betacaroteno (bom para a pele), diurético, auxilia na circulação sanguínea e no combate à celulite!

 

Referencias Bibliográficas

ARABBI, P. R. Alimentos funcionais: aspectos gerais. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr.; 21:87-102, 2001.

PENNA, N. G.; HECKTHEUER, L. H. R. Vinho e saúde: uma revisão. Revista Infarma; 16:1- 2, 2004.

PUJOL, A. P. Nutrição aplicada à estética. 1º ed., Rio de Janeiro: Rubio, 2011. 

SENGER, A. E. V.; SCHWANKE, C. H. A.; GOTTLIEB, M. G. V. Green tea (Camellia sinensis) and its functionals properties on transmissible chronic diseases. Scientia Medica; v. 20: 292-300, 2010.