BIOIMPEDÂNCIA TETRAPOLAR

19/11/2012 18:24

 

O que é o exame de bioimpedância tetrapolar?

O corpo é composto por massa livre de gordura ou magra (músculos, ossos, órgãos vitais), gordura e água. O seu peso total corresponde à soma destes valores. E o seu índice de massa corporal (IMC) também engloba todos esses valores.

Suponhamos que você pretende emagrecer 10 kg. Como você vai saber se o que está perdendo é tecido adiposo (gordura) ou tecido magro (massa muscular)? Ah... mas para quê saber isso, o importante é perder peso, certo?...

NÃO! ERRADO!

Emagrecer é eliminar o excesso de tecido adiposo, ao contrário de perder peso, que pode ocorrer por perda de qualquer um dos outros tecidos corporais, ou apenas por perda de líquidos retidos.

Nossos músculos compõem um tecido metabolicamente ativo e que possui um alto gasto calórico. Isto significa que, não... não é ele que você quer perder! Outro fator a se considerar, é que a quebra de massa muscular torna o meio ácido, o que provoca a quebra de colágeno, causando flacidez. Sabe aquela amiga que emagreceu horrores, mas ficou meio flácida?... É provável que ela tenha perdido boa parte de sua massa muscular devido a uma dieta restritiva ou excesso de exercícios sem oferta de nutrientes necessários.

 E você, que treina para hipertrofiar a massa muscular?! Você sabe o quanto você tem evoluído? Sabe se você necessariamente está construindo fibras musculares ou se está apenas retendo líquidos? Sabe se o seu % de gordura tem reduzido? Agora você pode saber!

A bioimpedância tetrapolar caracteriza-se pela passagem uma corrente elétrica, que é injetada a uma freqüência de 50KHz, e vai desde os membros superiores até os membros inferiores (diferentemente da bioimpedância bipolar, que mede apenas membros inferiores)  com o propósito de estimar a quantidade total de água e massa livre de gordura corporal (HEYWARD; WAGNER, 2004).

Os tecidos biológicos funcionam como condutores ou isoladores da corrente elétrica que tendem a prosseguir o caminho para oferecer menor resistência (HEYWARD; WAGNER, 2004). Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica devido à grande quantidade de água e eletrólitos, apresentando baixa resistência à passagem da corrente elétrica (KYLE et al., 2004). Por outro lado, a gordura, os ossos e a pele constituem um meio de baixa condutividade apresentando elevada resistência (BAUMGARTNER, 1998). Para a medição da diferença destes constituintes corporais é usada uma corrente elétrica imperceptível. Assim, após identificar os níveis de resistência (medida da oposição à corrente elétrica pelo corpo) e reatância, é calculada a razão entre esses componentes, obtendo-se o valor da impedância.

 

Seu % de gordura está diminuindo?

Seu % de massa muscular está aumentando?

Você sabe seu gasto energético em repouso?

Você sabe a sua IDADE METABÓLICA?

Agende seu exame de bioimpedância tetrapolar!

 

Orientações para a realização do exame:

·         Beba bastante líquido no dia anterior ao exame;

·         Não ingerir bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que antecedem ao exame.

·         Não realizar exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem o exame;

·         O exame deve ter um espaçamento de pelo menos 2 horas após uma refeição;

·         Não marque o exame em dias de período menstrual;

·         Evitar o uso de chás ou medicamentos diuréticos no dia anterior ao teste.

Obs.: Gestantes e indivíduos com implantes cardíacos não podem realizar este exame!